Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saiu no "Amazônia Jornal"

Acupuntura sem agulhas




Edição de 13/12/2009 Tamanho do Texto





Laser, cristais e aparelho eletromagnético podem estimular pontos específicos ao longo de todo o corpo



Will Montenegro



Da Redação



O medo de ser furado pelas agulhas não é mais motivo suficiente para deixar de fazer acupuntura. O recurso terapêutico milenar, originado na China, cada vez mais vai conquistando mais adeptos com alternativas. A acupuntura sem o uso da agulhas e com auxílio da tecnologia são as novidades. Três novas técnicas estão invadindo os centros de medicina tradicional chinesa em todo o País e em Belém. São elas: magneto-acupuntura, laser-acupuntura e stiperpuntura, que utiliza pastilhas de silício pelo corpo.



Os acupunturistas Cibelly e Silvério Aguiar, do Centro de Medicina Tradicional Chinesa, desenvolvem o recurso terapêutico há algum tempo e afirmam que as tecnologias foram aliadas para o crescimento do recurso terapêutico. Com mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Pará (UFPA), os profissionais explicam que ao longo do corpo humano existem mais de 360 pontos específicos de acupuntura. Mas, dizem, as pessoas ainda temem as agulhas das sessões terapêuticas.



'A acupuntura, tanto a tradicional quanto a feitas com novas técnicas, é indolor e não possui efeito colateral. Mas é importante deixar claro que as pessoas não podem abandonar os seus medicamentos em substituição pela acupuntura. Os tratamentos devem seguir paralelos e um não interfere no outro. Ao longo do corpo existem pontos específicos de acupuntura, as terminações nervosas acionadas por uma das técnicas da acupuntura, que geram estímulo no Sistema Nervoso Central e, consequentemente, respostas orgânica e mental, como, por exemplo, liberação de hormônios e substâncias para o corpo. Além de manter o equilíbrio corporal e ajudar no físico, mental e emocional', garante Silvério.



Uma das novidades é a acupuntura com aparelho eletromagnético, também chamado de magneto-acupuntura. Cibelly explica que a técnica consiste no estímulo dos pontos específicos por meio de dois eletrodos dispostos ao longo do corpo e atua da mesma forma da acupuntura tradicional, com agulhas. Os eletrodos são ligado ao aparelho emissor de ondas eletromagnéticas. A técnica não invasiva se baseia na transmissão de ondas eletromagnéticas nos pontos de acupuntura do corpo. 'As pessoas não sentem os estímulos. É indolor. As sessões vão variar de acordo com o tratamento do paciente, mas, em média, são dez ao todo. Os dois eletrodos ficam em média cerca de dois minutos em cada ponto específico e os resultados são os mesmos da acupuntura tradicional', afirma Cibelly. A acupunturista explica ainda que por utilizar as ondas eletromagnéticas, a técnica é indicada principalmente no tratamento coadjuvante de dores musculares agudas e crônicas, como torcicolo e tendinites, por exemplo. Além de auxiliar no tratamento de paralisia facial e em pessoas que ficaram com uma parte do corpo paralisada por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). 'A magneto-acupuntura é outra forma de estimular a contração muscular que não seja pela agulha', diz.



Serviço



Centro de Medicina Tradicional Chinesa (rua Domingos Marreiros, 477, sala 103). Fone: (91) 3089-0727.



Benefícios de técnica milenar chinesa



Confira abaixo os benefícios terapêuticos da acupuntura, utilizada há quatro mil anos pelos chineses.



Músculo-esqueléticos - Dores de coluna e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor no calcâneo, traumatismos, lesões por esforços repetitivos (LER)



 Digestivos - Gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação, intestinal, intestino irritável diarréico, enjôos.



 Respiratórios - Bronquite, asma, rinite, sinusite.



 Neurológicos - Enxaqueca, cefaléias, vertigem e zumbidos, seqüelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos.



 Psíquicos - Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse.



 Ginecológicos - Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa.



 Urológicos - Sintomas prostáticos e urinários



 Cardiovasculares - Hipertensão arterial, palpitações.



 Endócrinos - Obesidade.



 Dermatológicos - Urticária, eczemas, psoríase.





Fonte: Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba)



Outras novidades



 Laser - Também é utilizado na acupuntura e foi recentemente introduzido no meio terapêutico. A acupuntura a laser ou ainda conhecida por laser-acupuntura é uma forma alternativa de tratamento que não é invasiva por não utilizar as agulhas. Na técnica, os pontos específicos são estimulados por um aparelho, no formato de uma caneta, emissor de raio laser. Os resultados, segundo afirmam, são os mesmo da acupuntura tradicional ou ainda da magneto-acupuntura. Cibelly afirma que a aplicação da laser-acupuntura é feita em um ponto do corpo de cada vez e cada terminação nervosa é estimulada por cerca de dois minutos. Assim como a magneto-acupuntura, a duração do tratamento recomendável é de dez sessões. A acupunturista explica os benefícios.



'A prática da terapia tem proporcionado bons resultados em crianças, principalmente em casos alérgicos, digestivos e emocionais. Na prática, a acupuntura a laser é aplicada nas dores em geral e processos emocionais como estresse, depressão, ansiedade obtendo-se ótimos resultados', recomenda Cibelly.



 Stiperacupuntura - Novo recurso terapêutico da técnica milenar chinesa. A stiperacupuntura utiliza partilha de silício (cristais de quartzo), fixada com esparadrapo na pele do paciente nos mesmos pontos das agulhas de acupuntura. Os cristais são chamados de stiper. Silvério afirma que as pastilhas são de formato arredondado e de textura macia. 'Elas são aplicadas na pele do paciente e permanecem até o esparadrapo cair. Caso ele se desprenda antes da pessoa retornar ao consultório, é só colocar novamente', disse.



Entre os diferenciais da sitperacupuntura é a duração prolongada. Isso permite com que o efeito do tratamento seja ampliado e não somente no momento da sessão, o que aumenta a atuação do processo terapêutico. Além disso, o stiper pode ainda ser utilizado como conjuntamente no tratamento da acupuntura tradicional. Com isso, potencializa o efeito de um tratamento.



'O cristal de silício funciona como um modulador energético e pode ser usado em tratamentos os mais variados como dores musculares, dores de cabeça, depressão, insônia, tabagismo, tratamento de estética facial e corporal', concluiu.


Site: http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=827&codigo=447475&titulo=Acupuntura%20sem%20agulhas

domingo, 15 de agosto de 2010

ACUPUNTURA SEM AGULHAS

Acupuntura com aparelho eletromagnético (MAGNETO-ACUPUNTURA)


Alternativa ao tratamento usual, atrai cada vez mais adeptos.


O medo de ser espetado não é mais motivo para deixar de fazer a acupuntura. Aos poucos, uma alternativa às agulhas ganha mais adeptos. Uma das principais novidades é a utilização de um aparelho chinês chamado Hai Hua ou o Hi turbo, os dois possuem o mesmo princípio.


As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma suave onda eletrônica pelo corpo. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo.


O sistema do Hai Hua é baseado no uso da energia eletromagnética, sendo que cada um dos eletrodos estimula os pontos de tratamento. O Hai Hua utiliza recursos terapêuticos equivalentes a outros tipos de tratamento como a magnetoterapia, a eletroterapia, as ventosas, a massagem e a acupuntura.

A acupuntura eletromagnética é um processo terapêutico recente que, com grande freqüência, tem proporcionado melhoras substanciais para diferentes tipos de desequilíbrios energéticos.

Acupuntura eletromagnética se baseia no mesmo princípio básico da acupuntura tradicional, ou seja, produzir um estímulo no organismo, em determinados pontos, com dois eletrodos que permitem a passagem de corrente entre os mesmos.


Os benefícios são inúmeros. Entre eles se destacam a rapidez nas aplicações (que duram em média um minuto por ponto estimulado), o tratamento indolor, a ausência de riscos e complicações - como infecções ou seqüelas. O funcionamento é extremamente simples e a ausência de riscos na aplicação, permite que o equipamento seja facilmente manuseado.


Seus resultados são eficazes no tratamento de afecções musculares, articulares, AVC, paralisia facial, neurológicas e ósseas em geral. Com maior eficácia nas artroses, artrites, artrite reumatóide, doenças desmielinizantes, tendinites, bursites, epicondilites, coluna, cervicalgia, lombalgias, ciatalgias, hérnias de disco, estenose de canal, cefaléias, torcicolos, problemas alérgicos(asma, rinite, sinusite), digestivos, emocionais como estresse dores em geral, doenças crônicas e agudas e de disfunção sexual.


O equipamento também é um grande auxiliar na área de estética facial e corporal, auxiliando, especialmente na perda de peso.


Esse método é muito utilizado e o resultado é impressionante!!!



Acupuntura a laser


A acupuntura a laser foi introduzida recentemente no meio terapêutico, proporcionando uma forma diferenciada de tratamento.


Determinados pontos são estimulados com uma caneta de emissão de raio laser, posicionada no ponto energético escolhido, para proporcionar uma estimulação programada.


A prática da terapia tem proporcionado bons resultados em crianças, principalmente em casos alérgicos, digestivos e emocionais. Por ser um método totalmente indolor, também é utilizado com grande sucesso na auriculoterapia, obtendo com muita rapidez e eficiência os resultados esperados.

Na prática a acupuntura a laser é aplicada nas dores em geral, como por exemplo, em problemas de coluna e dores localizadas nas articulações.


Estas técnicas são utilizadas pela em nossos consultórios, por meio de profissionais habilitados, aperfeiçoados e comprometidos a ter RESULTADOS, através do bem-estar de todos os nossos pacientes.


Um grande abraço,


Dra. Cibelly Aguiar e Dr. Silvério Aguiar

NOVIDADES NO CONSULTÓRIO PARA VOCÊ!!

ARGILA VERMELHA

100% natural formulada com potentes ativos naturais que promovem ação energizante, estimulante, tonificante, nutritiva e hidratante. Em forma de pó, adicionar água filtrada para sua utilização.



Indicada para todos os tipos de pele.

Princípios ativos: Argila Vermelha, Colágeno, Ginseng, Guaraná, Hortelã e Albumina


Especificações

Argila Vermelha

Promove efeito regulador, tensor, purificante, adstringente e remineralizante.

Colágeno

Colágeno hidrolisado reduz a perda transpidérmica de água, aumentando a hidratação da pele, possui ação restauradora e protetora, protege do ressecamento causado pela ação de tensoativos, promove a absorção do colágeno na superfície externa do estrato córneo.

Ginseng

Promove efeito tonificante, hidratante, revitalizante e restaurador e estimulante.

Guaraná

Rico em cafeína, ferro, potássio e vitamina A, possui efeito antioxidante, tônico, estimulante metabólico, revigorante e vasoprotetor.

Mentol (Hortelã)

Promove ação refrescante, antisséptico, descongestionante, estimulante, revitalizante.

Albumina
Possui ação tensora, cicatrizante, restauradora, rica em minerais e vitamina B2

Já estamos realizando esse tratamento facial em nossos consultórios, além do que sempre somamos a esses procedimentos técnicas da acupuntura, como a acupuntura magnética (não invasiva) para tonificar a musculatura facial estimulando ainda a formação de colágeno.
Tudo para se obter um resultado magnífico para a pele.

domingo, 1 de agosto de 2010

Sejam Bem Vindos!!!!

Olá,
Somos um casal de Acupunturistas dedicados a trabalhar sempre com muito respeito e dedicação aos nossos pacientes e a Medicina Tradicional Chinesa.
Procuramos sempre nos atualizar através de pesquisas cientificas com resultados comprovados nesta área, já que nossa origem Acadêmica envolveu, paralelamente, formação científica.
Além de especialistas em Acupuntura a nível de pós-graduação, temos também Mestrado em Neurociências, o que nos dá um respaldo e uma base muito grande para trabalhar, já que a acupuntura envolve mecanismos neurais.
Cada paciente é trabalhado  de maneira diferenciada e individualizada, abrangendo as técnicas necessárias em uma mesma sessão de acupuntura para que o resultado seja mais positivo.
Agora, estamos inserindo dentre os tratamentos a parte de acupuntura-estética, não só utilizando agulhas mas também outras técnicas que não são invasivas como a acupuntura magnética, a vacuoterapia, termoterapia dentre outras, com resultados fabulosos.
Nesse blog estaremos postando novidades sobre os tratamentos de acupuntura e sempre dando dicas sobre saúde, alimentação, beleza e qualidade de vida como um todo.
Divulgaremos futuramente workshops envolvendo patologias, tratamentos, estética, segundo a medicina oriental, para todos os interessados.

Um grande abraço,
E divulgem nosso blog que vem muita coisa boa por aí, muito interessante como dicas de saúde.
Dra. Cibelly Aguiar & Dr. Silvério Aguiar.